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Ações Educativas Complementares


Ano: 2005

Local: Belém/PA

Financiador: Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação MEC/FNDE

Função IVR: Execução


Desenvolvimento das Ações


Objetivo Geral


Proporcionar e contribuir com o desenvolvimento e enfrentamento dos desafios e adversidades sociais de alunos, seus familiares e professores, com a perspectiva mais ampla de construção de espaços de enriquecimento, convivência e participação para a cidadania, no ambiente educacional, com a garantia de qualidade e permanência do público prioritário do projeto no ambiente escolar, contribuindo para o desenvolvimento desses diversos atores por meio de diversas ações sócio-educativas com apoio das parcerias com escolas públicas e òrgãos de gestão educacional dos governos do Município de Belém/PA e do Estado do Pará.


Objetivos Específicos


  • Aperfeiçoar e valorizar o cidadão através de ações sócio-educativas;


  • Utilizar o lúdico como referência para construção do pensamento lógico;


  • Tornar os usuários das Atividades Específicas com o Público Alvo (Alunos e Família)

    aptos a argumentar e construir suas relações diante da sociedade que o cerca;


  • Reduzir a vulnerabilidade social, através do desenvolvimento de habilidades,

    cognitivas, emocionais e sociais;


  • Contribuir para a manutenção dos alunos no espaço escolar reduzindo a ociosidade

    e evasão escolar; redução dos índices de repetência e ao mesmo tempo redução de

    situações de risco externo pela facilidade de obtenção de drogas ilícitas, e, portanto,

    fortalecendo o vínculo com a comunidade educacional;


  • Trocar informações indispensáveis com os educadores para realização de ações

    educacionais mais efetivas;


  • Proporcionar aos profissionais da Educação, por meio de diversas atividades, a

    construção crítica de conhecimentos, novas habilidades e valores, contribuindo

    assim para que se tornem mais competentes e se qualifiquem como pessoas, como

    cidadãos e como condutores do espaço escolar para a vivência e para o mundo do

    trabalho;


  • Capacitar e aperfeiçoar os profissionais da Educação para que possam conduzir os

    alunos aos conhecimentos diversos ligados aos temas tranversais (Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Temas locais, Trabalho, Consumo e Cidadania), proporcionando a reflexão sobre a importância dessas informações para a vida de crianças e adolescentes;


  • Estimular a busca por métodos que favoreçam a promoção da cultura, das artes e

    das ciências de modo geral;


  • Desenvolver a socialização entre as crianças e adolescentes, fortalecendo vínculos

  • e Interesse pelas artes, pelo estudo;


  • Agregação familiar dos alunos à comunidade escolar, principalmente àqueles que

    são mais humildes e desprovidos de recursos, inserido os mesmos nas atividades

    lúdicas de seus filhos e parentes, com ênfase para higiene, limpeza, educação

    sexual, educação ambiental e cultura regional.



Capacitação dos Professores


Objetivos


  • Desenvolver e aprimorar técnicas de ensino que promovam maior interação entre professor e aluno no desenvolvimento de atividades curriculares;


  • Atuar na realidade escolar com planejamentos construídos a partir de contribuições teóricas de áreas afins, articuladas ao processo de ensino-aprendizagem;


  • Auxiliar o trabalho docente por meio do planejamento, acompanhamento e avaliação da prática pedagógica;


  • Capacitar docentes da rede pública de ensino por meio de cursos de média duração.


Modalidade


Curso presencial, com caráter teórico e prático, apoiado por material didático a ser utilizado durante as aulas.


Áreas do conhecimento


Didática / Prática de Ensino, Legislação, Língua Portuguesa, Ciências e Matemática.


Perfil dos instrutores: Licenciados plenos com especialização nas áreas correlatas.


Público-alvo: 160 professores.


Carga horária: 768 horas.


Cursos


  • Direito e Legislação;

  • Didática e Prática de Ensino da Língua Portuguesa;

  • Ensino e Pesquisa de Literatura;

  • Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática.


Conteúdos dos Cursos


  • Relação professor/aluno: Estabelecer normas para uma convivência harmoniosa no espaço de aprendizagem;

  • Ética: Promover o respeito à individualidade do outro, enfatizando a postura do professor como mediador do conhecimento e exemplo a ser seguido;

  • Planejamento do curso: Orientações metodológicas sobre como elaborar, implementar e avaliar um planejamento;

  • Didática geral: Utilização de recursos didáticos que promovam uma aprendizagem prazerosa e satisfatória para os alunos.

  • Objetivos do ensino da Língua Portuguesa;

  • O ensino da linguagem e os PCNs;

  • O texto: Produção, compreensão e interpretação;

  • Escolas e gêneros literários;

  • Especificidades do texto literário;

  • A obra literária e sua interdisciplinaridade com as diversas áreas do conhecimento;

  • Histórico: Utilização de jogos nas aulas de matemática;

  • Construção de materiais alternativos para o ensino de matemática;

  • Noções fundamentais para o aprendizado de matemática: Classificação, inclusão, seriação, entre outros.


Atividades com os alunos


Objetivos


  • Desenvolver uma abordagem interdisciplinar por meio do trabalho em equipe multiprofissional;

  • Ampliar os espaços educativos voltados à participação de alunos e da comunidade;

  • Realizar ações e projetos educacionais que permitam às crianças e adolescentes manter-se socialmente ativos e em constante desenvolvimento;

  • Contribuir para a efetivação de políticas públicas voltadas à atenção de crianças e adolescentes;

  • Intervir na realidade escolar, visando à superação das dificuldades geradas e mantidas pelo processo de ensino-aprendizagem, evitando a cristalização de discursos institucionais acerca dessas dificuldades.


Público-alvo: 4.000 alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental.


Período de execução: 8 meses — de janeiro a agosto de 2006.


Modalidades: Oficinas presenciais com os alunos, incluindo teatro, dança, música, produção de textos, trabalhos manuais e pintura de camisetas. As oficinas foram realizadas duas vezes por semana, durante os oito meses de execução do projeto, em horários contrários ao ensino regular. As ações com os alunos foram acompanhadas pelos gestores das escolas.


Monitoria: O papel do monitor foi de fundamental importância para garantir o desenvolvimento das ações.


Resultados Alcançados com os Alunos


  • As atividades com os alunos do Ensino Fundamental foram de grande valor para o aprendizado e a socialização;


  • Um fator bastante significativo foi a redução da evasão escolar e da violência em sala de aula;


  • Entendemos que o projeto contribuiu para a estruturação da autoestima dos alunos, frequentemente fragilizada ou perdida, principalmente entre aqueles oriundos de segmentos sociais menos favorecidos.


Atividades com as famílias dos alunos


Oficinas e palestras com os seguintes temas:


  • Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST);

  • Difusão do folclore e artesanato da região Norte;

  • Preservação do meio ambiente;

  • Higiene bucal, avaliando a autopercepção das condições de saúde da comunidade e analisando os fatores clínicos, subjetivos e sociodemográficos que interferem nessa percepção.


Atenção: As atividades foram realizadas uma vez por mês, sempre aos sábados.


Resultados alcançados com as famílias


  • As famílias, muitas vezes de origem humilde, não dispunham de informações básicas sobre educação ambiental, sexual e higiene, tornando-se de grande importância o acesso a esse tipo de conhecimento e informação.


  • Também foi importante o acesso a oportunidades de geração de renda, como as oficinas proporcionadas.


  • As palestras foram ministradas por profissionais liberais que colaboraram com o projeto sem ônus para a Instituição.


Projeto executado no período de 05 de dezembro de 2005 a 05 de outubro de 2006, com número do convênio 811096/2005.



#BELEM  #PROJETO #MEC #2005 #FNDE



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